Anvisa proíbe venda e comercialização de produtos com leite chinês

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a importação, comercialização, venda e distribuição no Brasil de todo e qualquer alimento chinês que tenha em sua fórmula leite. A medida, segundo a resolução, é preventiva. A alegação é que não há importação –ao menos de forma legal– de produtos chineses derivados do leite.

A medida abrange desde a matéria-prima até o produto pronto. Apesar de informar que não existir importação do produto, a Anvisa afirma que todos aqueles que detiverem esses produtos devem avisá-la.

Segundo a agência, a decisão foi baseada em informações da Infosan (Rede Internacional de Autoridades de Inocuidade dos Alimentos) e da Agência Nacional de Inspeção da China. As duas noticiaram 54 mil casos de problemas renais –possível bloqueio dos tubos renais e presença de pedras nos rins– em crianças e bebês chineses. Quatro morreram. Foi constatado que ao menos um quarto do leite produzido no país estava contaminado com melamina, uma substância tóxica usada na fabricação de plásticos e fertilizantes.

“Apesar de o Ministério da Agricultura garantir que o Brasil não mantém comércio bilateral de produtos lácteos com a China, a ação da Agência previne a entrada do alimento contaminado por meio de outros países”, afirma Denise Resende, gerente geral de Alimentos da Anvisa, em nota fornecida pela agência.

A Anvisa informou ainda que o Ministério da Agricultura negou existir em território nacional empresa fabricante de produtos lácteos na China.

Repercussão

Apesar das medidas já adotadas pelo governo Chinês, o produto continua à venda no país asiático.

O produto chinês está sendo vetado em várias partes do globo. Recentemente o Vietnã pediu a destruição de 18 produtos à base de leite contaminado e a Rússia apreendeu cerca de 1,7 tonelada de leite em pó chinês.

A situação chegou a criar impasses diplomáticos entre o primeiro-ministro taiwanês,  Liu Chao-shiuan, e o governo da China. Ele exigiu que o país peça desculpas e ofereça compensações pelo envio à ilha de leite adulterado, o que ocasionou perdas às empresas taiwanesas no valor de US$ 250 milhões. O Chile bloqueou 92 mil latas de leite da China.

Sintomas

A Anvisa informou que os principais sintomas que podem ser observados nos bebês que consumiram alimentos contaminados com melamina são: grito inexplicado, principalmente ao urinar, vômito, sangue na urina e falha renal obstrutiva aguda.

Sintoma adicional pode ser febre relacionada a infecções do aparelho urinário, segundo especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde). (Fonte: Folha de São Paulo 10/08)

ENTRE EM CONTATO CONOSCO