Os fatores climáticos tanto podem ajudar como prejudicar a agricultura brasileira. Ajudam na obtenção de água, por exemplo, mas ao mesmo tempo essa água pode ser prejudicial caso a área de plantio não esteja manejada corretamente. Atentos a isso, os pesquisadores da Embrapa Trigo, desenvolveram uma técnica para controle de enxurrada no Sistema de Plantio Direto, chamada Mulching Vertical.
Para a agricultura, a enxurrada, água da chuva que não se infiltra no solo, dentro do sistema de plantio direto, causa não só os problemas de erosão como também são responsáveis pela poluição ambiental, pois além de remover a palha da superfície do solo, desencadeando o processo erosivo, formar sulcos no solo, dificultando o tráfego de máquinas e implementos e diminuir o volume de água que seria armazenado no solo, ela transporta fertilizantes e defensivos agrícolas, poluindo águas superficiais.
Alguns estudos realizados com o Mulching Vertical, o mostram como uma solução para esses problemas. Essa prática conservacionista é fundamentada no aumento da taxa de infiltração de água no solo e na conseqüente redução da enxurrada. É constituída por sulcos, locados e construídos em nível, com 7,5 a 9,5 cm de largura e 40 cm de profundidade, preenchidos com resíduos vegetais. O afastamento horizontal entre esses sulcos, embora calculado com base na taxa de infiltração de água no solo e no sulco e na máxima chuva esperada para um determinado período de retorno, na prática situa-se em torno de 10 m. Assim é possível aumentar a taxa de infiltração de água no solo, elevar o volume de água armazenada, impedir a excessiva velocidade de escoamento da enxurrada, diminuir riscos de erosão e ainda reduzir o transporte de fertilizantes e de defensivos agrícolas para mananciais de superfície.
Em razão da reduzida largura do sulco, o mulching vertical não interfere nas operações motomecanizadas requeridas para a condução da lavoura. É importante salientar que o Mulching Vertical não é uma técnica de aplicação generalizada na lavoura, sendo somente indicada para locais críticos, com elevada concentração de deflúvio.