Você é um consumidor consciente?

Nas ultimas décadas estabeleceu-se um estilo de vida baseado no consumo excessivo dos mais diversos tipos de produtos. Todas as pessoas querem consumir cada vez mais. Roupas, sapatos, alimentos, equipamentos eletroeletrônicos, móveis, produtos de higiene pessoal, etc… 

Por certo ponto, esse aumento de consumo acaba trazendo um pouco mais de conforto para as pessoas e também estimula o desenvolvimento econômico do país. Porém aumentando-se o consumo, aumenta-se também a utilização dos recursos naturais do planeta, fazendo com que esses recursos acabem se tornando escassos, poluídos ou contaminados.  

O grande desafio do consumo é encontrar o ponto de equilíbrio entre o que consome e o que realmente nosso planeta é capaz de produzir. 

Calcula-se que a população mundial consome 20% a mais de recursos do que o planeta pode renovar. Isso levando em conta que quase a metade da população vive abaixo da linha de pobreza.  

Alguns teóricos dizem que se o consumo médio per capita do planeta fosse elevado ao patamar do cidadão norte-americano (quem mais consome no mundo), seriam necessárias quatro Planetas para garantir insumos básicos para todos, como água, energia e alimentos. 

A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente. E os reflexos podem ser positivos ou negativos. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho infantil, por exemplo, o consumidor financia essa prática abominável. Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos ou de comércio justo, contribuirá com setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que não agride o meio ambiente. 

Ações cotidianas, concretas e voluntárias de consumo consciente permitem a qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos.

Considera-se consumidor consciente aquele que busca encontrar o equilíbrio entre a satisfação de necessidades pessoais e o impacto do seu consumo no meio ambiente e na sociedade. Consciente é o consumidor que tem a percepção que seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a toda coletividade e as futuras gerações. 

Então faça a sua parte também… 

Confira mais informações nos links abaixo:

http://www.agenciabrasil.gov.br/grandes-reportagens/2007/04/20/grande_reportagem.2007-04-20.3395157567 

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM690292-7823-CONSUMO+CONSCIENTE,00.html

ENTRE EM CONTATO CONOSCO